Image Alt

IBES Knowledge in Healthcare

  /  Sem categoria   /  IBES reforça seu posicionamento no mercado por meio da estruturação de seu Conselho Consultivo

IBES reforça seu posicionamento no mercado por meio da estruturação de seu Conselho Consultivo

O mês de março foi muito importante para o IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, instituição Acreditadora pelas Metodologias nacional brasileira ONA e internacional europeia ACSA. Pela primeira vez, o instituto passa a contar com a estrutura de um Conselho Consultivo, com foco na maior profissionalização de sua governança.

Um Conselho é um grupo de profissionais experientes em gestão de grandes empresas do ramo, que se reúnem periodicamente para discutir questões da empresa que apoiam sua gestão, dando suporte às escolhas estratégicas, de forma a prover os ajustes necessários às necessidades do mercado.

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), “o conselho consultivo, com a presença de membros internos e independentes, pode ser um primeiro passo dado por empresas fechadas para fomentar a adoção das melhores práticas de governança corporativa. É uma alternativa transitória ao conselho de administração, sobretudo para organizações em estágio inicial de adoção de boas práticas de governança corporativa. O conselho consultivo difere do conselho de administração por não ter poder decisório, nem integrar a administração. Ele não é deliberativo, apenas aconselha e propõe recomendações que podem ou não ser aceitas pelos administradores. Caso esteja previsto no estatuto/contrato social e/ou atue de forma deliberativa, estará atuando como um conselho de administração e assumirá os correspondentes deveres e responsabilidades legais”.

Adicionalmente, o Conselho Consultivo fortalece a identidade organizacional, mantém padrões de accountability (responsabilidade institucional) e transparência, tendo que se reportar junto aos sócios, por meio de um compromisso mútuo.

Os membros do Conselho Consultivo devem estar à altura da gestão da empresa de sucesso, como também precisam servir de exemplo e proporcionar direcionamento aos negócios. Por essa razão, além de outros membros externos do mercado, a ex-Diretora de Certificação e ex-Presidente do IBES, Vanice Costa, passa agora a integrar o Conselho Consultivo do IBES, provendo a expertise necessária ao modelo de negócio previsto para os próximos anos.

Inscrição na placa de Homenagem ao Mérito que Vanice recebeu no evento:

“À nossa querida, Vanice Costa
A sua importância para toda a família IBES e todos os presente neste momento jamais serão suficientemente agradecidas.
Ainda assim, fazemos questão do prazer de congregar e agradecer tudo que você fez por cada um de nós e pelo mercado de saúde.
Um novo ciclo se inicia e ficamos felizes em contar contigo no Conselho do grupo. Que seus objetivos continuem se realizando sempre como o IBES se realizou, com as dificuldades do mundo real e a beleza do sonho que você sonhou!
Equipe IBES”